sábado, 31 de julho de 2010

Dica Rápida: Travando o foco em cameras Canon A Series

Um problema crônico de grande parte das compactas digitais é o foco em ambientes pouco iluminados ou utilizando zoom. Nessas situações, não é incomum a camera demorar ao encontrar foco ou mesmo não focar, prejudicando a experiência de uso e o registro de momentos únicos.

O que pode ser feito em vários casos é procurar algum objeto bem iluminado que esteja a uma distância similar à do assunto (o que será fotogrado), travar o foco nele (pressionando o botão do obturador até a metade) e depois recompor a cena. Embora seja uma técnica efetiva em diversas situações, ela pode causar problemas pela fotometria (cálculo de abertura da lente e tempo de exposição do sensor) ter sido realizada em condições de iluminação diferentes da cena fotografada, levando a fotos escuras ou mesmo claras demais.

Uma alternativa que acabei encontrando mexendo na minha Canon Powershot A510 foi travar o foco pressionando a tecla de foco manual (MF) (Figura 1) logo após a camera travar o foco. Daí eu pude soltar o botão do obturador, recompor a cena e tirar a foto. Além de obter a fotometria correta, o tempo para bater a foto foi reduzido, pois a etapa do autofoco já havia sido realizada. A distância focal ficará salva, e poderá ser utilizada em mais de uma foto. Para voltar ao foco automático, basta pressionar novamente o botão MF. O recurso também funciona no modo macro.
Figura 1: Botão de Foco Manual na posição inferior do direcional [Fonte: DPReview]
Acredito que essa funcionalidade esteja disponível na maioria das cameras da Canon que suportem foco manual. Considerando que a A510 já é uma camera bem antiga (foi lançada em 2005), imagino que esse recurso tão simples quanto pouco divulgado ainda é oferecido nos modelos mais recentes.Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário