quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Análise: Microsoft Notebook Cooling Base

Notebooks são a norma hoje em dia, num mundo em que cada vez mais se preza a mobilidade e com espaço cada vez mais escasso. Com um crescente aumento de desempenho e modelos cada vez mais finos, as temperaturas de operação também vem crescendo, chegando à faixa dos 100°C em plena carga.

Apesar dos componentes serem projetados para suportar altas temperaturas, pra quem pretende realizar processamento intensivo por longos períodos de tempo é recomendável alguma solução para melhorar a ventilação do equipamento. Além disso, após alguns minutos de operação pesada o aquecimento acaba chegando à parte superior, o que pode incomodar se for excessivo.

Pensando nessa questão diversos fabricantes passaram a oferecer coolers para notebooks, em sua maioria projetos simples consistindo em uma base de suporte e um ou dois ventiladores soprando ar frio em direção à parte inferior do notebook. Alguns fabricantes foram mais ousados, como a Thermaltake e seu iXoft (Figura 1), uma almofada feita em material especial para absorver o calor do notebook.

Figura 1: Thermaltake iXoft e sua solução única para resfriar os notebooks
Com a aquisição de um novo notebook, um modelo compacto mas dotado de uma CPU com consumo de 35W, logo surgiu a necessidade de uma solução de refrigeração, ainda mais com as altas temperaturas no verão. Com a boa reputação da Microsoft no setor de hardware eu pensei, porque não arriscar? Valeu a pena? Confira a seguir.

 

Microsoft Notebook Cooling Base

O modelo segue a linha mais tradicional, com uma ventoinha na parte central e duas faixas de borracha que servem para dar aderência aos pés do notebook (Figura 2). Na parte inferior há um suporte, uma versão crescida daqueles encontrado em teclados, que permite melhorar a ergonomia, deixando o notebook em uma posição mais inclinada. Esse é outro mote dos coolers de notebook, oferecer uma operação mais agradável.

Esse modelo também permite ser utilizado no colo. Pensando nessa possibilidade existem duas tiras de borracha na base, com aproximadamente metade da largura total, para servir de apoio, além de evitar que a entrada de ar seja obstruída. O cabo USB possui uma pequena presilha, permitindo prender o excesso de cabo. Esses pequenos detalhes passam em branco em modelos mais simples.

Figura 2: Vista superior do cooler da Microsoft

As principais características estão relacionadas a seguir:
  • Modelo: Z3C-00034
  • Dimensões: 290 x 290 x 29mm
  • Peso: 555 gramas
  • Consumo: 5V x 0,2A (1W)
  • Rotação: 2000 RPM ± 10%
  • Fluxo de Ar: 8CFM
  • Ruído: 30 dBA
O funcionamento é extremamente simples, ligue o conector USB e pronto, a ventoinha começa a girar. Como não há um botão de liga/desliga, para desligar a ventilação é necessário remover o conector USB, pra mim a principal falha desse modelo. Embora numa análise inicial não pareça fazer sentido, há algumas situações em que faria sentido deixar a ventoinha desligada, como por exemplo:
  • Ruído: a ventoinha utilizada pela Microsoft é um tanto ruidosa, similar ao barulho da ventoinha do meu notebook em uma rotação alta. Se for fazer algo leve, como editar um documento no Word, é provável que o ruído incomode sem nenhuma contrapartida nas temperaturas. Uma chave evitaria o estresse desnecessário no conector, além de não deixar cabos soltos pela mesa.
  • Alimentação das USBs: atualmente a maioria dos notebooks mantém suas portas USBs alimentadas mesmo desligados, uma vez que estejam ligados à fonte. Se for esse o caso, o ventilador permanecerá girando quando o notebook for desligado, sendo necessário remover o cabo.
Um ponto curioso é que não foi possível encontrar informações sobre esse modelo tanto no site brasileiro quanto no norte-americano, apenas referências na parte de suporte. Ao que parece ele foi descontinuado, apesar de ser encontrado facilmente em diversas lojas de varejo no Brasil.

Conclusão

O modelo oferecido pela Microsoft está na faixa dos modelos básicos, mas com alguns detalhes que o diferenciam dos modelos de marcas menos renomadas. A ventoinha não é tão silenciosa e a ausência de um botão de liga/desliga atrapalha em algumas situações, mas ainda assim é um bom equipamento, mais até pela melhora na ergonomia do que pela ventilação adicional. A Microsoft oferece três anos de garantia, trazendo certa tranquilidade sobre a durabilidade.

Pontos Fortes

  • Boa ergonomia
  • Três anos de garantia

Pontos Fracos

  • Ausência de botão liga/desliga
  • Nível de ruído poderia ser menor

Nenhum comentário:

Postar um comentário