sábado, 3 de janeiro de 2009

DNS dando dor de cabeça? Seus problemas acabaram!

Problemas com o DNS do seu provedor de serviços... você pede pra carregar uma página e acaba nunca carregando? Ou alguns endereços nunca carregam? Isso pode ser problema de DNS. A Telefonica é conhecida por oferecer servidores DNS de eficiência duvidosa aos seus usuários.

Felizmente existem algumas opções de servidores DNS gratuitos disponíveis na Internet, e possivelmente com melhor eficiência e disponibilidade que o do seu provedor de accesso. Como isso é possível?

  • Caches gigantescos: se o servidor DNS não sabe qual o IP para o endereço que você solicitou, ele precisa consultar outros servidores, até encontrar essa informações. Servidores DNS dedicados possuem um cache com milhões de entradas, então a chance do endereço solicitado é muito alta
  • Múltiplos servidores espalhados pelo mundo: com múltiplos servidores, é possível garantir que caso um fique fora do ar, outro seja capaz de responder em seu lugar. Além disso, é possível fazer com que o servidor mais próximo responda, ou seja, diminuindo o tempo de resposta.
As opções que encontrei:
  • OpenDNS: Possui 5 servidores (4 nos EUA e 1 em Londres). Funciona muito bem, desde que entraram em operação nunca ficaram fora do ar. Criando um cadastro no OpenDNS, é possível definir filtros específicos para a rede, muito útil para quem possui crianças pequenas ou administra uma rede escolar, ou as políticas da sua empresa bloqueiam sites como Orkut, pornografia, etc. Não dispensa um filtro local, mas é um adicional bem interessante, pois você ganha o auxílio de uma equipe em escala mundial bloqueando esse tipo de site. Além disso, possuem um filtro de Phishing, ou seja, ajuda a proteger sua rede desse tipo de ameaça de atormenta os administradores de rede. IPs:208.67.222.222/208.67.220.220
  • DNS Advantage: São a oferta gratuita de uma empresa chamada UltraDNS, possuem 14 servidores espalhados por 5 continentes. Possuem os recursos básicos, cache, proteção contra sites de phishing e malware. Ainda não oferecem opções de configuração, mas está nos planos da companhia. IPs:156.154.70.1/156.154.71.1

Com isso, é o fim dos tormentos com DNS de provedor dando dor de cabeça! Alguma outra solução? Deixe um comentário!

3 comentários:

André Valenti disse...

OpenDNS: testado e aprovado! Fez toda a diferença aqui em casa com o Vírtua e resolveu o problema da msg maldita do Firefox: Página não encontrada.

Administrador disse...

Uso o OpenDNS desde que me conheço por desenvolvedor..rs.. Nunca usei servidores de DNS das hospedagens. O Google tem o Public DNS, dizem que é muito bom também.

Unknown disse...

Também já ouvi falar no DNS do Google, mas nunca utilizei.

Estou preparando outro texto, mais completo e atualizado, focando também na questão de segurança.

Postar um comentário