segunda-feira, 19 de março de 2012

Aparelhos de mostruário "bloqueados": faz sentido???

Essa é uma situação pela qual muita gente já passou, chegar no show room de uma operadora de celular ou de uma loja de eletrônicos e se deparar com a situação logo abaixo:
Precisa de tudo isso, TIM???

Essa imagem foi tirada em uma loja bem movimentada em um shopping em São Paulo. Além do código, que são obrigados a colocar pra evitar que um engraçadinho bloqueie o aparelho, qual a  razão de todas essas travas na frente da tela, especialmente em um aparelho touch screen? Juro que não entendo tamanha incompetência, a função dos aparelhos em exposição é justamente pode mexer e explorar os recursos, mas não se pode nem utilizá-lo. E parece que num plano muito bem elaborado, a câmera também fica bloqueada pelos cabos de proteção, então tentar fazer uma foto de teste está fora de cogitação.

Indo mais longe, as lojas também não oferece nenhum tipo de conectividade, então testar a navegação na internet também está fora de cogitação. Isso impede a utilização de alguns serviços de mapas e de localização acelerada baseado em informações das operadoras e redes WiFi. Já vi redes sem fio disponíveis em algumas lojas, mas é a exceção.

Não julgo a postura das empresas quanto a segurança, pois sei que se os aparelhos ficassem soltos não durariam mais que algumas horas nas vitrines. Por outro lado, com certeza existem soluções mais inteligentes, que não impeçam a utilização do aparelho ao mesmo tempo que evitem a ação de larápios. E oferecer uma rede WiFi para uso nos aparelhos ou equipá-los com um chip com plano 3G não seria um custo excessivo pras lojas, até porque fatalmente ajudaria nas vendas.

 Enquanto isso, as empresas vivem em um conto de fadas, fingem que disponibilizam aparelhos para que os consumidores os conheçam e desperdiçam muita grana com aparelhos de mostruário, mecanismos de segurança e guardas. No momento dessa foto haviam DOIS guardas e apenas UM atendente na seção de mostruário! E adivinha quem paga essa conta???

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