quinta-feira, 27 de maio de 2010

PC&Cia 91 nas bancas!

Após praticamente um semestre sem postar, eis que esse blogueiro ressurge das cinzas!

O assunto desse post é a revista PC&Cia 91, que está chegando às bancas de todo o país nessa semana. Uma foto da capa pra quem for procurar nas bancas:
O tema principal dessa edição são os HTPC (Home Theater PC). O tema é bem desenvolvido, dividido em três tópicos. O primeiro foi o dimensionamento do hardware adequado a um HTPC. Nem sempre o hardware mais poderoso é a escolha mais acertada, e na matéria o leitor é ensinado a como tirar o melhor proveito de um equipamento mais simples. O segundo aborda a instalação do XBMC (XBox Media Center), uma interface pra HTPC multi-plataforma e extremamente poderosa. Para completar, são abordados os detalhes para a configuração de um servidor de mídia, que permita armazenar conteúdo digital que pode ser visto diretamente por HTPCs, video games, Media Players e até mesmo celulares.

 Mas não foi só de HTPC que essa edição foi construída! Foi feito um teste da placa-mãe MSI H55M-E33, placa voltada aos novos processadores Intel e fabricada no Brasil. Também foram testadas placas de vídeo GeForce 210 e GT220, placas básicas e de baixo custo, mas com DirectX 10.1 e que tem seu nicho de mercado. Foi apresentado o nVidia ION, solução composta pelo conjunto Atom + chipset nVidia, e que abre o leque de possibilidades dessa CPU. Também é abordada uma solução de PBX-IP residencial, que permite utilizar uma infraestrutura VoIP dentro de casa (adeus cabeamento telefônico) e que pode aproveitar a estrutura do servidor de mídia citado anteriormente. Foi avaliado o MSI WindTop AE1900, solução All-In-One baseado no Atom e com tela sensível à toque. Também foi dada uma visão geral do ITIL, assunto cada vez mais relevante no mercado de TI.

Os monitores também tiveram vez nessa edição, mas o enfoque foi dado às interfaces de conexão com o computador e outros dispositivos audiovisuais. Em uma matéria foi abordado em detalhes o padrão DisplayPort, criado pela VESA e que vem ganhando adoção do mercado, pela sua flexibilidade e por ser um formato livre de licenciamento. Em outra matéria, esta de minha autoria, são apresentadas as principais interfaces para monitores existentes no mercado (VGA, DVI, HDMI e DisplayPort), as características de cada uma e o que deve chegar ao mercado em 2010 e 2011. Se está pensando em comprar um novo monitor ou placa de vídeo é uma leitura obrigatória.

O valor sugerido é R$13,90. Garanta a sua! 

ATUALIZAÇÃO: A edição 91 já está disponível para download grátis, completa, em formato PDF! Confira AQUI.   

2 comentários:

Alfredo Heiss disse...

Me falaram que tem um artigo de novas interfaces para monitores muito bom. Um tal de Diego Vivencio escreveu, conhece?

Forte abraço,

Unknown disse...

Caramba! Não sabia que vc esta ficando tão famoso :), parabéns cara, espero que você tenha mais artigos publicados ;), []s

Postar um comentário