quinta-feira, 28 de abril de 2011

PC&Cia 94 disponível nas bancas e em formato e-book

Já está disponível nas bancas a revista PC&Cia 94. Nessa edição, uma novidade: além do tradicional formato em papel, a revista também está disponível através da Livraria Saraiva, em formato digital. Através do Digital Reader, a revista pode ser facilmente lida em iPhones, iPads, smartphones e tablets com Android, sendo que já existe aplicativo otimizado para Android 3.0, representado em nosso mercado hoje pelo Motorola Xoom.



Como sempre a revista traz conteúdo eclético, visando apoiar entusiastas e especialistas em TI. Como não pode faltar, os testes de hardware estão presentes, com as avaliações da PCWare IPM H55, placa-mãe LGA 1156 com bom desempenho e baixo custo, e da Asus M489GTD PRO/USB3, que além de agregar recursos recentes como USB 3.0, permite desbloquear núcleos ocultos nas CPUs Phenom II e Athlon II da AMD. Quem não gostaria de comprar uma CPU quad core e descobrir que ainda existem mais dois núcleos perfeitamente funcionais?

A matéria de capa é sobre placas de vídeo, um tema recorrente nas comunidades gamers, mas que se torna mais abrangente a cada dia com as capacidades de processamento geral nos chips gráficos (GPGPU). Além disso, o correto dimensionamento da placa às necessidades é uma tarefa complexa, com a oferta de mais e mais modelos de placas no mercado. Essas dúvidas podem ser sanadas nessa edição, além de descobrir quais as melhores placas para a jogatina fora no horário de folga.

A área de armazenamento recebeu atenção especial, com 3 matérias avaliando aspectos diferentes. A primeira, de minha autoria, avalia o Advanced Format Technology, novo formato físico de discos rígidos, que passam a utilizar setores de 4KB (em contraste com os tradicionais com 512 bytes de capacidades), que apesar de oferecer benefícios ainda precisam de cuidados para não causar problemas de desempenho. Testes práticos demonstram os principais detalhes da nova tecnologia e como explorá-la em sua plenitude.

Ainda na área de armazenamento, foram avaliados o HD externo eGo USB 3.0 da Iomega, equipamento de qualidade inquestionável e cuja conexão USB 3.0 elimina os gargalos que a versão anterior desse padrão trazia aos discos externos, e também o disco Armor A70, projetado para resistir às mais diversas intempéries, como pancadas e água.

Completando os artigos sobre armazenamento, temos a entrevista exclusiva com Ted Ts'o, um dos desenvolvedores mais antigos do Linux e atual mantenedor do sistema de arquivos EXT4, que dividiu seu conhecimento da área de armazenamento com os leitores.

Outros assuntos completam essa edição, como a visita à fábrica da Lenovo, que trouxe aos leitores detalhes de como um computador é fabricado e os rigorosos testes a que é submetido antes de chegar às lojas. Os thin clients também são destaque, com a avaliação de um equipamento da gaúcha Schalter e a utilização do Windows Server 2008 como servidor Terminal Server.

A revista pode ser encontrada nas melhores bancas do país, pelo valor de R$13,90 ou adquirida na Saraiva, em formato eletrônico, por R$4,99. Garanta já a sua!




Um comentário:

Unknown disse...

Vou garantir a minha agora...é muito boa a revista e os artigos de excelente qualidade.

Postar um comentário